Amêndoas de Chocolate

As amêndoas estão muito presentes na Páscoa portuguesa. Na verdade, as amêndoas e a Páscoa estão tão ligadas que se perde no tempo a sua verdadeira origem.
A tradição das amêndoas oferecidas na Páscoa resulta do muito antigo culto prestado ao ovo e associado às festas da primavera, mais tarde incorporado na tradição Cristã, visto como símbolo de ressurreição e eternidade. Semelhantes na forma e evocando no colorido as seculares decorações de ovos da Páscoa, as amêndoas revestidas a açúcar e em cores garridas, resultam da adaptação da confeitaria a novas técnicas e tempos.
Isto porque, já na antiguidade clássica, a civilização grega apreciava, como doce, as amêndoas revestidas com mel. Os romanos, antes de Cristo, também se deleitavam com o mesmo acepipe. Uma prática que se terá mantido na Europa até à Idade Média.
No século XVIII, as amêndoas doces começaram por ser produzidas em França, na região de Verdun (Lorraine) e de modo artesanal. Foram inventadas por um farmacêutico que viu na cobertura de açúcar uma forma de preservar as amêndoas por períodos mais largos.
A disseminação de técnicas de confeitaria democratizou as amêndoas cobertas de açúcar. Confeiteiros levavam as amêndoas secas e descascadas para grandes tinas. Ai, num movimento regular e de rotação, eram uniformemente cobertas com uma calda de açúcar.
Hoje podemos encontrar amêndoas com muitas coberturas diferentes, e de cores diferentes.
Como tal, hoje vou-vos ensinar a fazer amêndoas de chocolate.
Ingredientes:
200g amêndoas inteiras
40g xarope de açúcar de cana
200g chocolate de leite
5g sal fino
100g açúcar em pó
25g cacau em pó
Preparação:
Aquecer o forno a 180ºC.
Num recipiente colocar as amêndoas com o xarope de cana, colocar num tabuleiro. e levar ao forno por 15 min

Tirar do forno e deixar arrefecer antes de avançar com a receita.
Derreter o chocolate em banho-maria.
Colocar sobre as amêndoas a fio.

Assim que tudo estiver bem misturado colocar o sal, voltar a misturar.
Passar pelo açúcar em pó e o cacau em pó previamente misturados e peneirados.
Uma receita fácil, e nada complicada, que é uma delícia de pequenos e graúdos.
Espero que gostem desta receita.
Bon Appetit.