Creme de Chocolate

25-04-2020

Na corte da rainha D. Maria I, filha de D. José I e de D. Mariana Vitória de Espanha, o "chocolate era um alimento muito apreciado", tanto que nos registos de compras era comum encontrá-lo, bem como "diversas referências à sua inclusão em refeições".

De acordo com a documentação da Casa Real, a 8 de dezembro de 1778, compraram-se, para um jantar, mais de dois quilos de chocolate. Este ingrediente, como o ananás, a batata-doce, o tomate, o milho, o peru e outras especiarias orientais, marcam este reinado, muito por influência dos continentes africano e americano.

As compotas, caldas, conservas e geleias também são um importante marco culinário deste reinado, que termina com o declínio psíquico da rainha, causado por uma sucessão grande de perdas, a começar pelo marido, seguindo-se a morte de dois dos três filhos e dos ainda os primos Luís XVI e Maria Antonieta, aprisionados e mortos pelos revolucionários, em França.

Vamos aprender a fazer mais uma receita da nossa corte ?

Ingredientes:

1 lt de leite

Q.b. sal

200 g de açúcar

1 pau de canela

casca de 2 limões

100g de chocolate em pó

3 ovos inteiros + 5 gemas

Preparação:

Levar o leite a ferver temperado com o sal, o açúcar, a canela e a casca de limão.

Depois de reduzir e atingir cerca de 700 ml, acrescentar o chocolate e os ovos batidos.

Passar por um passador, deitar em ramequins e levar ao forno a cozer em banho-maria, no forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 20 minutos.

Serve seis doses individuais.

Espero que gostem desta receita.

Bon Appetit.

© 2020 Bruno Martins. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora